Para melhor visualização, acesse pelo navegador Google Chrome.

Imagem Nugepnac em foco com lupa e sede do TRT-2

N.1
Jan.

2024

Tema 1.022 de Repercussão Geral

Dispensa imotivada de empregado de empresa pública e de sociedade de economia mista admitido por concurso público (RE 688267)

Em 28/2/24, o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria e fixou tese no Tema 1.022 de Repercussão Geral, que trata da dispensa imotivada de empregado de empresa pública e de sociedade de economia mista admitido por concurso público.


A ata de julgamento foi publicada no DJe em 4/3/24, e, conforme o art. 2º, II,  do Ato n. 1/GP.VPJ, de 24 de maio de 2019, fica cessada a suspensão dos processos em curso neste Tribunal, que tratem do tema.


Confira abaixo a tese firmada pelo STF:

 

Abre aspas dupla na cor verde com sombra azul

As empresas públicas e as sociedades de economia mista, sejam elas prestadoras de serviço público ou exploradoras de atividade econômica, ainda que em regime concorrencial, têm o dever jurídico de motivar, em ato formal, a demissão de seus empregados concursados, não se exigindo processo administrativo. Tal motivação deve consistir em fundamento razoável, não se exigindo, porém, que se enquadre nas hipóteses de justa causa da legislação trabalhista

 

 

Fecha aspas dupla na cor azul com sombra verde
imagem do mundo em único continente seguido da palavra Pangea

Ainda não conhece o Pangea? Clique aqui e consulte os temas nacionais (STF e TST) de precedentes qualificados da área trabalhista, do TRT-2 e dos Tribunais parceiros.

Mantenha o foco!

Ata de julgamento - publicada em 4/3/24;

Tema 1.022 de Repercussão Geral - informações no Pangea;
RE 688267 -  andamento processual no STF;

Ato n. 1/GP.VPJ, de 24 de maio de 2019 - Dispõe sobre os procedimentos referentes à suspensão de processos em virtude de demandas repetitivas, incidente de assunção de competência, controle concentrado de constitucionalidade, repercussão geral e dá outras providências.


Alguns termos usados:


Repercussão Geral (RG): Instrumento processual que possibilita ao Supremo Tribunal Federal selecionar os Recursos Extraordinários que serão analisados, de acordo com os critérios de relevância jurídica, política, social ou econômica. O uso desse filtro recursal resulta numa diminuição do número de processos encaminhados ao STF, uma vez que, constatada a existência de repercussão geral, a Corte analisa o mérito da questão e a decisão proveniente dessa análise será aplicada posteriormente pelas instâncias inferiores, em casos idênticos.

Fundamentação Legal:

Artigo 102, § 3°, da CF/1988 e

Artigo 1.035 do CPC/2015.

  

Para tirar dúvidas sobre termos e expressões jurídicas, acesse o nosso glossário e o glossário jurídico do STF.


Logotipo do TRT da 2ª Região - São Paulo

Núcleo de Gerenciamento de Precedentes e Núcleo de Ações Coletivas 

Avenida Marquês de São Vicente, 121, Bloco A - 15º andar

 Barra Funda - São Paulo - SP - CEP: 01139-001
Informações: (11) 3150-2000 Ramal 2827
E-mail: nugepnac@trt2.jus.br  | Site: ww2.trt2.jus.br/jurisprudencia/nugepnac 



Este email foi enviado para: nugepnac@trt2.jus.br

Se você não deseja mais receber nossos e-mails, cancele sua inscrição aqui.